Facetas de Porcelana

FACETAS DE PORCELANA

O grande segredo do sorriso das estrelas!

As facetas são finas peças de porcelana que são coladas à superfície externa dos dentes. Este revestimento copia as características dos dentes naturais, proporcionando uma aparência bem natural.

Elas são usadas também para corrigir falhas, trincados, desgastados, manchados ou com tamanhos irregulares e dentes mal posicionados.

Lentes de contato – o que são?

São nada mais do que as facetas de porcelana ainda mais finas. Desta forma, necessitam de pouco ou nenhum desgaste do dente. 

Como são feitas as facetas de porcelana?

O dentista, inicialmente, faz um estudo da face do paciente, com fotos, moldagens, para que o resultado tenha harmonia. Neste estudo, ele define: cores, saturação, luminosidade, translucidez, forma, tamanho, textura, espessura e material.

Todas as informações são enviadas para o laboratório, junto com o molde do dente que irá receber a faceta.

Cria-se , então, um enceramento e mockup( provisórios) que são instalados nos dentes do paciente para a aprovação do caso.

As peças então aprovadas são confeccionadas utilizando porcelana ou zircônia e posteriormente coladas à superfície do  dente.

Como cuidar da higiene bucal após a colocação das facetas

Da mesma maneira que era realizada antes da colocação das facetas: escovação regular e uso do fio dental.

Cuidados para aumentar a vida útil das facetas

Estudos mostram que o sucesso das facetas em porcelana gira em torno de 98,8% nos primeiros 6 anos, 93% em 11 anos e 91% em 13 anos. Algumas medidas podem aumentar este sucesso. São elas:

  • Evitar alimentos corantes e fumo.
  • Evitar alimentos muito duros ou pegajosos.
  • Avaliação e ajuste periódico da oclusão. O Bruxismo pode desgastar os dentes e fraturar as facetas.
  • Fazer higienização bucal correta.

Não perca mais tempo